Glorioso 17 de Maio
O 17 de maio é o dia nacional da Noruega, comemorando a assinatura da constituição de 1814. Ao contrário de Portugal, onde o dia nacional consiste no presidente a pendurar umas medalhas em pessoas mais ou menos merecedoras, na Noruega o dia nacional consiste na população a sair à rua, nas escolas a desfilar - em Oslo, pela Karl Johan abaixo até ao palácio real onde se pode acenar à família real-, nas ruas repletas de bandeiras, e de repetições intensivas da canção
Norge i rødt, hvitt og blått, uma canção composta quando a Noruega estava ocupada pelos malvados porcos nazis (com o devido respeito aos verdadeiros suínos, que não merecem a comparação). O 18 de maio consiste habitualmente em longas discussões sobre o chapéu da Mette-Marit, e de quem apareceu ou não na varanda do palácio real.
Tradicionalmente, customa estar um belo dia de sol, pelo que os locais (e especialmente as locais) customam-se vestir com os especialmente quentes trajes tradicionais das suas regiões, para puderem melhor passar o dia a suar.