terça-feira, setembro 07, 2004
quarta-feira, setembro 01, 2004
Noruegueses famosos
Berømte nordmenn
Os meus inúmeros leitores interrogam-se certamente porque ainda não falei do roubo do Grito, do nosso amigo Edvard Munch (e já agora, pronuncia-se Munk).
Já falei, há uns meses atrás, do próprio Munch, e do seu quadro mais famoso, o Grito, que representa um deseperado cidadão português que acaba de descobrir que o incompetente do Santana Lopes acaba de ser nomeado primeiro-ministro (destino que, o problema de Timor resolvido, nem à Indonésia se deseja).
O que não disse (porque não sabia), é que afinal há quatro cópias do quadro, duas das quais estavam em Oslo - uma na Galeria Nacional na baixa de Oslo, onde várias salas são dedicadas ao pintor, e outra no Museu Munch na parte leste da cidade, onde todas as salas são dedicadas ao pintor. Por acaso, nunca fui a esse museu, mas recomendo uma visita à Galeria Nacional. Mas para a apreciar a sério, contem com pelo menos um dia inteiro (e aproveitem, que é das poucas coisas de borla naquele país).
Tudo isto para dizer que a cópia que foi agora roubada não é a mesma que foi roubada em 1994. E já agora, não, não fui eu, nem sei quem foi.
Claro que nem todos podemos ser tão incultos como o ex-secretário de estado da cultura, mas customa-se dizer que há um e só um norueguês mundialmente famoso em cada uma das belas artes:
Tenho a impressão que o argumento falha nalgum ponto...
Etiquetas: kunst