blog em português, dedicado a assuntos nórdicos
blog om Norden på portugisisk

sexta-feira, novembro 11, 2005

Noruega ku idja kiriolu di Atlantiku
[Norge og Kapp Verde]

Aproveitando a minha viagem à Praia (onde não tive tempo de ir à praia), o que se pode dizer sobre as relações noruego-caboverdianas?

A primeira (e única até agora) vez que ouvi a Cesária cantar foi no Cosmopolite em Oslo, cidade que ela visita regularmente, e onde é apreciada não só pelos locais como também por uma pequena e discreta comunidade caboverdiana que deve rondar as mil pessoas - mais ou menos tantos como os portugueses e os brasileiros. Os primeiros, aparentemente, chegaram à Noruega como marinheiros da Marinha Mercante.

Entre os filhos mais famosos dessa comunidade, conta-se o Freddy dos Santos, jogador do novo campeão norueguês, e não tão famoso, o meu antigo vaktmester (não faço ideia de como se diz isto em português, mas é o tipo que trata das áreas comuns de um prédio), que por acaso também se chamava Santos.

Há também um livro infantil e respectivo filme de um autor norueguês chamado O Príncipe do Fogo (Fogo a ilha), que é a história de um rapazinho do Fogo cuja mãe emigra para a Noruega para ganhar umas coroas, e que é um filme que recomendo a quem sofrer de insónias (imagino que quando eu tinha oito anos o filme poderia ter parecido mais interessante).

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

vaktmester, será o "gajo do condominio"?

2:30 da tarde

 
Blogger António said...

Paulo,

sabes de algum "produtor"/ exportador de bacalhau que tenha uma boa relação qualidade / preço, mesmo para quantidades pequenas? Estou a pensar nuns 100 kgs para começar...

obrigado, hDn

1:02 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home