Impostos
[Skattelistene]
Quanto ao segundo comentário do dia, o primeiro ministro norueguês Kjell Magne Bondevik pagou o ano passado a módica quantia de 392.730 coroas de impostos (cerca de 50.000 euros)- e sei isso porque o diário Aftenposten publica simpaticamente a lista dos rendimentos dos políticos mais famosos do país (e como se customa dizer, a Noruega está cheia de pessoas mundialmente famosas que só são conhecidas na Noruega).
Mas os rendimentos de Kjell Magne empalidecem se comparados com os do seleccionador nacional Nils Johan Semb, que contribuiu com 1.935.900 coroas (240.000 euros mais coisa menos coisa), ou com a versão local de Belmiro de Azevedo, o magnata dos supermercados Stein Erik Hagen, que pagou 293.626.019 coroas de um rendimento de 1.010.268.400 (em euros, uma carrada deles). Quem quer que já tenha feito compras num supermercado norueguês compreenderá a razão da fortuna do senhor Hagen.
Tudo isto é perfeitamente legal, uma vez que é possível a quem quer seja ir a uma repartição de impostos saber quanto é que qualquer residente, desde o primeiro ministro a qualquer senhora da limpeza em Karasjok, pagou de impostos no ano anterior- medida essa que, temendo a falta de sentido de humor dos portugueses, nenhum governo se atrevou a instaurar em Portugal.
Quanto ao cidadão Paulo Rocha, desistam da ideia de lhe verificar os rendimentos, uma vez que no ano passado ele não contribuiu com um øre (leia-se um tostão) em impostos directos para o tesouro noruguês.
Etiquetas: skatt
<< Home