blog em português, dedicado a assuntos nórdicos
blog om Norden på portugisisk

quarta-feira, novembro 05, 2003

Os jornais noruegueses
[Norske aviser]

Falando do Dagbladet, talvez seja boa altura para descrever a imprensa norueguesa.

Em poucos países se devem consumir jornais como nestas terras gélidas; quase toda os domicílios assinam pelo menos um jornal. e quem mora no quarto andar e sai de casa pela manhã pode ver um jornal à porta de cada apartamento.
O jornal de referência em Oslo é sem dúvida o Aftenposten (A Folha da Tarde, que como o nome indica sai de manhã em edição nacional, complementada com uma edição local que sai cerca das três da tarde. O Aftenposten apresenta algumas vagas semelhanças com o Expresso, em matéria de quantidade papel, a ponto de um conhecido meu o considerar um óptimo jornal pois garante combustível suficiente para a lareira nos meses de inverno. Apesar de eu não ter lareira, é o jornal que eu costumava assinar, pela quantidade de leitura que me proporcionava. O Aftenposten inclina-se ligeiramente para a direita politicamente, embora sem atingir os extremos do Incoerente.
Outro jornal famoso é o Dagsavisen, O Jornal do Dia, que sai todos os dias; é o sucessor do Arbeiderbladet, o jornal oficial do Partido Trabalhista, e como seria de suspeitar, inclina-se ligeiramente para a esquerda.
Um jornal que se inclina seriamente para a esquerda, como o próprio nome dá a entender, é o A Luta de Classes, mais conhecido como Klassekampen.
Uma imprensa nacional não estaria completa sem os jornais sencionalistas, que no caso norueguês são o Verdens Gang (O Andar do Mundo) e o já referido Dagbladet, que publicam a quantidade normal de notícias irrelevantes mas que vendem papel, normalmente sobre pessoas que tem algumas relação com um senhor que mora numa bela casa na Rua Karl Johan, e que é rei ou coisa parecida.
Outras cidades também têm os seus jornais locais, com uma grande tendencia para o paroquial e o que os franceses chamam la rubrique des chiens écrasés (a rubrica dos cães atropelados)- ou seja, uma guerra mundial só é notícia se envolver alguém da terra (alegada notícia de um jornal de Aberdeen quando o Titanic se afundou: "Homem de Aberdeen afogado"). Exemplos são o Adresseavisen, da simpática cidade de Trondheim, e o Bergens Tidende, de Bergen - e o meu preferido, o Sognavis.

A resposta nacional à londrina Fleet Street é a Akergata, onde se encontravam as sedes de três jornais nacionais (o Aftenposten- que entretanto mudou de pouso-, o Dagbladet e o VG), e mesmo ao lado do local de trabalho do Primeiro Ministro, na Praça Johan Nygaardsvold.