blog em português, dedicado a assuntos nórdicos
blog om Norden på portugisisk

quinta-feira, outubro 30, 2003

Neste momento (quarta-feira), encontro-me com o resto do departamento sem ligação à Rede em Løvlia, no que os locais chamam hyttetur- uma reunião geral de dois dias numa hytte (uma "cabana" nas montanhas), em razoável isolamento com muita actividade social e algumas canções, e o regresso amanhã à tarde.

A temperatura está agradável - 2 graus positivos, o que, segundo o termómetro à entrada da hytte, sugere o uso de cera vermelha nos esquis para quem pretenda esquiar - o que a ausência de neve pode tornar numa actividade complicada.
Isto porque o termómetro está dividido em diferentes secções, cada uma indicando uma cor de cera diferente - daí o dito "já estás há muito tempo na Noruega quando conseguires distinguir a utilidade da cera azul e da cera violeta". Dizem no entanto que só mesmo tendo nascido cá se consegue distinguir entre os usos da cera azul especial e da cera azul extra.

Para os de entre vós que nunca tiveram a oportunidade de testar o prazer do esqui, imaginai-vos com dois pés de metro e meio - e sem sabereis quando é que o vosso pé esquerdo anda a pisar o direito antes de vos encontrareis estatelados no meio da neve fofa e macia - ou talvez não.