blog em português, dedicado a assuntos nórdicos
blog om Norden på portugisisk

sexta-feira, novembro 07, 2003

A rua do Carlos João
Karl Johansgate


Falando da rua Karl Johan (um dia falarei sobre o próprio Karl Johan), é a rua que une a Estação Central (Oslo S) ao Palácio Real (Slottet), passando pelo Parlamento, pelo Teatro Nacional (Nationaltheatret), e por uma carrada de lojas a preços pouco módicos. Só a rua merecia um blog inteiro, mas não temos tempo.

A Karl Johan é o coração de Oslo, percorrida lentamente aos fins de semana para apreciar as montras e/ou as corridas de esquis que por vezes se fazem com o único objectivo de obrigar os pacíficos habitantes que precisam de atravessá-la exactamente naquele dia a dar uma volta enorme, demorando dez minutos para passar para o outro lado da rua, o que normalmente demora dez segundos.

A estátua mais interessante das quatro ou cinco que polvilham a rua é sem dúvida a do grande (em vários sentidos) pintor Christian Krohg, professor do famosíssimo Edvard Munch (o homem do grito, sobre quem falarei um dia destes); é a única que conheço em que a personagem retratada está sentada, com ar refastelado (o Pensador do Rodin também está sentado, mas o ar não é certamente refastelado).