blog em português, dedicado a assuntos nórdicos
blog om Norden på portugisisk

terça-feira, junho 15, 2004

A onda de bandeiras que cobre actualmente Portugal faz-me lembrar a Noruega num 17 de Maio, onde se eu ganhasse uma coroa por cada bandeira que avisto, me tornaria rapidamente milionário.

Aqui, no entanto, eu já me contentava em ganhar um euro por cada bandeira que avisto de pernas para o ar.

quarta-feira, junho 02, 2004

E under Nordstjernen, perguntam-me se consigo explicar porque é que um quarto dos noruegueses e um quinto das norueguesas consideram o futebol mais importante que a sua relação.

Não consigo.

Mas deve-se dizer que, mais que fanáticos do futebol norueguês - que há poucos - eles são fanáticos pelo futebol inglês. Até existe uma associação de adeptos escandinavos do Manchester City. As rivalidades entre adeptos do Manchester United e do Liverpool _na Noruega_ não ficam abaixo das rivalidades entre os chamados três grandes portugueses (o Porto, o Sporting e o Boavista). É pena que a deliciosa comédia United seja um daqueles filmes que nunca será exibido em Portugal, nem sequer pela RTP2 às 3 da manhã de uma quarta-feira. Por isso, acredito que o motivo reside mais no fanatismo pelo futebol do que na irrelevância das relações interpessoais. O motivo, alegadamente, é que o campeonato inglês era o único desporto não-invernal apresentado na televisão durante os meses de inverno (i.e., cerca de cinco meses por ano).

Quanto ao futebol norueguês, o segredo do sucesso do Rosenborg é simples. Foram campões, tornaram-se com alguma sorte a primeira equipa norueguesa a chegar a Liga dos Campeões, ganharam uns trocos com uns empates e um vitória ou outra, e tornaram-se muito mais ricos que toda a oposição, que tem vindo a ser regularmente esmagada nos últimos 12 anos, e desprovida dos melhores jogadores que preferem jogar no Rosenborg a serem carteiros em Haugesund (há muito poucos profissionais no futebol). Note-se que nenhuma equipa dinamarquesa ou sueca consegui chegar à fase de grupos, onde se ganham os grandes $, e nenhuma deles tem o domínio interno que o Rosenborg adquiriu.

Já a nível de selecção, a Noruega tem poucos sucessos para apresentar - nada como o título europeu da Dinamarca em 1992 ou o terceiro lugar no Mundial de 1994 obtido pela Suécia - mas o penalti que deu a vitória por 2-1 na fase de grupos frente ao Brasil em 1998 foi mesmo penalti. Isso não quer dizer que a selecção não seja entusiasticamente apoiada - mas quando foi eliminada nos play-offs com a Espanha em novembro passado, a frase que eu mais ouvi foi "a jogar tão mal, também não mereciam ir ao Europeu". O que, confessemos, era verdade. Só não sei se não será também aplicável a selecção do Madaíl.

Etiquetas: ,