blog em português, dedicado a assuntos nórdicos
blog om Norden på portugisisk

terça-feira, março 30, 2004

Filmes pascais
[Påskefilmer]

Agora que a Páscoa aproxima-se, e o filme do Mel Gibson já ante-estreou, é tempo de lembrar outro filme típico da época: «A Vida de Brian», dos Monty Python.
Pois esse filme foi alegadamente banido aquando da sua estreia na Noruega, por blasfémia. Embora isto não seja estritamente verdade - o que aconteceu foi que nenhum distribuidor quis distribuir o filme, por temer que fosse banido (certas áreas da Noruega são um pouco fundamentalistas) - a verdade é que parecem ter sido impostas algumas condições para o filme ser apresentado, nomeadamente que certas partes não fossem legendadas. A lógica parece ter sido - quem for ficar ofendido com isto, também não deve perceber inglês.
Os suecos é que não perderam a oportunidade de divulgar o filme como sendo "um filme tão engraçado que foi proibido na Noruega", e parece ter havido excursões trans-fronteiriças até à Suécia para ver o filme.

Outro mito algo semelhante é o de que o Pato Donald foi proibido na Finlândia por não usar calças. É falso, o pato é extremamente popular no Norte, especialmente entre os suecos, que lhe chamam Kalle Anka. Já aqui na Noruega, o Pateta é conhecido como Langbein, que quer dizer Pernalonga. Já o Pernalonga, como alguns de nós que já cá andam a mais tempo chamavam ao Bugs Bunny, é conhecido como Snurre Sprett.

E pronto, já tivemos o momento cultural do dia.

Etiquetas: