Vivendo num local diferentes daquele onde crescemos, há aqueles pequenos detalhes que são diferentes, que os locais consideram perfeitamente normais apesar de nós ficarmos mais ou menos embasbacados com eles- e ao quais nós nos habituamos- ou não.
Primeiro, os estranhos horários das refeições: almoço às 11:30h, jantar às 17:00h, uma ceiazita por volta das 21:00h. Na realidade, como o horário de trabalho aqui é mais lógico (8:00 às 16:00, com meia hora para o almoço, e não, a conversa das 40 horas não passa por aqui), um jantar às 17:00h dá-nos bastante mais liberdade para usar o nosso tempo, permite uma vida mais calma, e faz as pessoas viverem mais tempo.
Outra coisa é beber café sem açúcar. No entanto, aqui o café consiste basicamente em água quente- afinal, quando se vem da rua com 15 graus negativos, água quente serve. O meu grau de habituação a isto é mediano- mas foi aqui que comecei a beber café sem açúcar.
E por fim, toda a gente tem um par de calçado extra no seu local de trabalho, e a primeira coisa que faz quando chega é trocar de calçado. E se pensarmos bem, é perfeitamente lógico- o tempo exige um calçado forte para enfrentar as intempéries, que está longe de ser o ideal para alguem que trabalha num escritório. O meu grau de habituação a isto é completo ao ponto de eu o praticar nos meses de inverno quando trabalhava em Braga. O que a mim não apanharão a fazer é usar sandálias com meias, como tantos noruegueses.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home