blog em português, dedicado a assuntos nórdicos
blog om Norden på portugisisk

segunda-feira, julho 26, 2004

Os Metralhas do Norte
[Olsenbanden]


Falar do cinema norueguês é falar também do Bando Olsen (Olsenbanden),  talvez o bando criminoso mais incompetente da história do cinema.

O Bando Olsen surgiu na Dinamarca em 1968, e é um grupo de larápios com vagas semelhanças com os Irmãos Metralha. Os filmes começavam tradicionalmente com o seu chefe, Egon Olsen, a sair da prisão e a contar aos seus associados que o esperavam como tinha engrenado um magnífico plano infalível, que invariavelmente falhava. Eram especialmente populares na falecida RDA, talvez devido às suas tendências anti-autoritárias (do bando, não da RDA), o que explica que talvez a página mais completa sobre eles que encontrei se encontre em alemão. A história arrastou-se por 14 filmes e outros tantos brilhantes planos falhados, até que os larápios se reformaram, com mais um brilhante plano falhado (mas, como o filme pascal do Mel Gibson demonstrou, mesmo um filme onde toda a gente conhece o final da história pode ter bastante sucesso).

O Bando foi primeiro exibido na Noruega na sua versão original, sem grande sucesso, até que alguem teve a brilhante ideia de filmar os filmes sem paragens glotais (que são aqueles sons giros em dinamarquês que usam músculos da garganta que a maior parte das pessoas não sabem que possuem). Assim, usando os cenários originais nos estúdios de Copenhaga e actores noruegueses, estava criada a receita para o sucesso, e o bando norueguês tiveram direito a 13 tentativas de fazer o golpe da sua vida, com o mesmo sucesso dos primos do outro lado do Skagerrak. Nenhum.

Os filmes eram no entanto ligeiramente adaptados às condições locais. Assim, quando o bando dinamarquês distrai um guarda pondo-lhe uma revista coisográfica ao alcance, os noruegueses usam um chocolate.

Existe também uma versão sueca, a Jönssonliga, e uma versão finlandesa cujo nome desconheço mas que outros bloguistas tuolla pohjantähden alla talvez nos possam esclarecer.

No entanto, claro que uma franchasing com tanto sucesso não podia acabar. Assim sendo, e sabendo que o cinema para a infância e juventude está um tudo nada mais desenvolvido nas terras gélidas que nos países europeus cujos nomes começam por P e que não são a Polónia, os três irmãos nórdicos começaram a filmar as fases iniciais da carreira deste simpáticos embora incompetente criminosos - os dois Olsenbanden jr e a pequena Jönssonliga. E, aparentemente, já nesse altura eles não tinham muito sucesso...

Claro, a pergunta que se segue é simplesmente - tinham piada? Atendendo a que, dos treze filmes, não vi doze e meio, parece-me que alguma. 

Etiquetas: