blog em português, dedicado a assuntos nórdicos
blog om Norden på portugisisk

terça-feira, julho 13, 2004

Os perigos da vida de pescador
[Fiskerlivets farer]

Tinha decidido há uns tempos atrás, falar de alguns filmes noruegueses, uma vez que a embaixada em Portugal tem uma óptima página sobre a história do cinema norueguês.

O post anterior sugere-me que fale do primeiro filme de ficção alguma vez feito na Noruega, Fiskerlivets farer (Os perigos da vida de pescador). O filme, de 4 breves minutos, foi infelizmente perdido, como tantos outros dos primórdios do cinema mundial (há uma reconstrução feita nos anos 50), e, diz-se contava a história de uma mãe que via o marido e o filho partir para o mar, naufragar, e via impotente o filho morrer afogado. O filme foi naturalmente filmado no lago que existe no parque do Frogner em Oslo.

Existem precendentes para isso na história do cinema nórdico; assim sendo, em 1897, um dos primeiros filmes dinamarques, um breve minuto intitulado Kørsel med grønlandske hunde, (Viagem com cães groenlandeses) foi naturalmente filmado num parque de Copenhaga (pelo que deve classificado como um dos primeiros filmes de ficção da história, uma vez que os empregados, embora avisados de antemão, estavam mesmo a sair das fábricas Lumière).
Por sua vez, um dos primeiros filmes finlandeses (estou a citar de memória, pelo que peço desculpa de não me recordar do nome do filme) intitulava-se algo como "As belas paisagens da nossa pátria". Mas, para poupar bobine, que era muito cara, boa parte das paisagens foram aproveitadas de outro filme. Sueco.

Um livro recomendado para quem quiser saber mais sobre os cinemas nórdicos é Nordic national cinemas, da Routledge.