blog em português, dedicado a assuntos nórdicos
blog om Norden på portugisisk

sexta-feira, abril 30, 2004

Alargamentos
[Før eller etter Bulgaria?]


Bom, e a hora do regresso aproxima-se. Após tres meses de baixa qualidade climatérica, em que estive aqui a padecer neve, gelo, escuridão e alguma chuva, logo agora que o bom tempo se aproxima, lá tenho que voltar a Portugal (esperemos que para retornar em breve a estas terras gélidas).

Mas hoje o dia não é completamente negro. Esperemos que o Brezhnev esteja a dar muitas voltas na tumba.
É um pouco paradoxal celebrar o alargamento histórico da União num país que por duas vezes rejeitou a adesão, em ambas as vezes praticamente partido ao meio (embora, obviamente, com ligeira vantagem do não), e que parece agora destinado a perguntar-se se entra antes ou depois da Bulgária.

Uma tradição aqui no departamento é o questionário das sextas - uma espécie de Trivial Pursuit. E uma vez que fui eu a realizá-lo, escolhi como tema o alargamento. Vejam lá quantas perguntas conseguem acertar (modifiquei as perguntas sobre os países nórdicos, porque eram de resposta quase impossível para não-nórdicos). Respostas na segunda. Até lä, aos novos membros da União

SKÅL


1. Que deusa grega nasceu das águas em Chipre? Afrodite (Vénus era a deusa romana, ó incultos)
2. Na peça de Shakespeare 'A Tempestade', há um naufrágio nas costas da Boémia. Qual a piada? A Boémia fica a 1000km do mar
3. O que, segunda a lenda, caiu do céu numa batalha perto de Tallinn? A Dannebrog (quem leu este blogue sabe isso)
4. Que rio atravessa Budapeste? Danúbio
5. Qual o desporto nacional da Lituania? Basquetebol
6. Qual o eterno campeão nacional de futebol da Letónia? Skonto Riga
7. Que santo naufragou em Malta numa viagem para Roma na baía que hoje tem o seu nome? São Paulo (quem mais havia de ser)
8. Por que nome é mais conhecida Maria Sklodowska? Marie Curie
9. O que é o Triglav, cujo nome significa "três cabeças" e que é símbolo nacional da Eslovénia? uma montanha
10.Que capital fica 60km a oeste de Bratislava? Viena

11. Quando se tornou a Áustria uma república? 1918
12. Como se chama a parte da Bélgica de língua holandesa? Flandres
13. Em que região alemã fica Munique? Baviera
14. Quem escreveu «O patinho feio? H.C. Andersen
15. Em que cidade espanhola se festeja São Fermin? Pamplona
16. Qual a segunda língua oficial da Finlândia? sueco
17. Como se chama o hino nacional francês? A Marselhesa
18. Em que cidade nasceu Shakespeare? Stratford-upon-Avon
19. Qual a maior ilha da Grécia? Creta
20. A que família pertence a língua irlandesa? céltica
21. Em que praça de Roma fica a catedral de São Pedro? Praça de São Pedro
22. Até à meia-noite, qual é o membro mais pequeno da União Europeia? Luxemburgo
23. Qual é a capital de facto dos Países Baixos? A Haia
24. Que realizador português realizou "Verdes Anos"? Paulo Rocha (outro Paulo Rocha que não eu)
25. Que grupo sueco venceu o festival da canção em 1976? ABBA

Etiquetas:

terça-feira, abril 27, 2004

Após um sábado em que o tempo este simplesmente espectacular (ao ponto de metade da cidade ter andado de manga curta), a chuva vingou-se sobre os pacíficos habitantes de Oslo. Ou melhor, uns míseros aguaceiros e umas nuvens que ocultam o sol.

Entretanto, permitam-vos apresentar o novo herói da nação, o Magnus, que é de Bærum, mesmo aqui ao lado de Oslo, e aos treze anos acabou de se tornar o mais novo grande-mestre do xadrez no activo, e é actualmente a grande esperança do país ter um nome grande no desporto que não usa esquis nos pés.

Etiquetas:

sexta-feira, abril 23, 2004

O mullah
Mullahen

Ontem, tive a oportunidade de ver na NRK uma fascinante entrevista com o curdo mais famoso da Noruega, o mullah Krekar, por ocasião da publicação do seu livro «Med egne ord» (Com palavras próprias)

Embora o mullah, que está na Noruega como refugiado político, pareça um tipo civilizado, é suspeito de ligações à al-Qaeda, e não é segredo que o governo norueguês gostaria de expulsá-lo do país. Mas, como diz este cartoon no Aftenposten, como, se o homem, ao contrário do rei Olavo, nem sequer anda de electrico sem bilhete (e inclusivé condenou a prática na sua mais recente homília, ou lá como se diz entre muçulmanos)?

terça-feira, abril 20, 2004

Ontem desenrolou-se novo episódio da batalha de Oslo, quando o Lyn e o Vålerenga se defrontaram. O Nuno continua no banco, e o Vålerenga continua com as suas exibições habituais (más), pelo que o resultado saldou-se por um empate a uma bola. O craque-mor do Vålerenga, o Freddy dos Santos, não teve uma exibição brilhante.

A resposta à vossa pergunta quando ao Freddy dos Santos é não. Caboverdiano.

Entreguei hoje a minha declaração de impostos, relativa aos meus parcos rendimentos auferidos na Noruega em 2003.

O processo consiste em receber a declaração já preenchida, aceder a uma página na Rede, introduzir o meu número pessoal, um PIN, e voilà. Nada de reunir papelada.
Como brinde, este ano, para variar, parece que são eles que me devem dinheiro. Fixe.

Quanto ao número pessoal, aqui toda a gente tem um; consiste em seis dígitos da data de nascimento, três dígitos que são realmente o número pessoal (par para as mulher, ímpar para os homens, e quanto a pergunta que estão a fazer, não faço ideia), e dois dígitos de controle. É extremamente prático - serve de número de bilhete de identidade, número de contribuinte, número de eleitor, número da segurança social e não sei que mais.

Etiquetas:

segunda-feira, abril 19, 2004

Este fim-de-semana foi o baptismo da Ingrid Alexandra, eventual herdeira do trono norueguês. A jovem Ingrid (três mesitos) reagiu naturalmente, e chorou desalmadamente durante toda a cerimónia, com a qual a televisão local saturou os espectadores durante três horas.

Eu, como bom republicano, não liguei nenhuma, e tenho a vaga impressão que o resto do país fez o mesmo, excepto para comentar o chapéu da Mette-Marit (há imensas revistas que podem explicar a história comovente da Mette-Marit) e a Victoria da Suécia, madrinha de baptizado, herdeira do trono sueco, e a jovem solteira mais pretendida de toda a Escandinávia- e ao que parece, também da Alemanha, que não tendo família real, tem que encher as revistas especializadas com alguma coisa - e quem melhor que a única mulher numa linha de sucessão a um trono europeu?

A princesa também tem um monograma, desenhado pela rainha Margarida da Dinamarca (prima em não sei que grau), que deve ser a única cabeça coroada que conheço que não teria problemas em ganhar a vida se o seu país se tornasse uma república.

Etiquetas: ,

quinta-feira, abril 15, 2004

Oslo tem uma população islâmica bastante maior do que a da Invicta (embora esteja concentrada na parte leste da cidade, e eu more na parte ocidental, pelo que às vezes parece-me menor do que realmente é), o que me traz este pequeno comentário ligeiramente off-topic:

Já repararam como fica ridícula uma miúda de nove-dez anos de véu?

Anunciam-se já as mega-operações de limpeza da cidade, nomeadamente dos dejectos caninos que alguns cidadãos pouco cívicos (ou julgam que aqui não os há?) esconderam debaixo da neve nos meses de inverno.

Etiquetas:

terça-feira, abril 13, 2004

Quanto ao futebol, ontem começou a liga norueguesa. O primeiro líder do campeonato é o Tromsø, após bater o Viking por quatro golos sem resposta. Aqui podem ver em que circunstâncias se desenrolou o jogo.

O Lyn foi punido por ter mandado o seu guarda-redes português, o Nuno, para o banco, indo a Molde levar dois merecidos secos- esperemos que o seu treinador tenha aprendido a lição, e na próxima jornada no Ulevaal o Nuno possa brilhar devidamente.

O Vålerenga só joga hoje.

Este blogue regressou hoje de férias.

A Páscoa arrasta aqui consigo a quinta, a sexta e a segunda - que são todos feriados. Curiosamente, o sábado não é feriado - o que permite ao público ir ao supermercado abastecer-se. Muita gente aproveita e tira também segunda, terça e quarta de férias, e voilà, uma mega-ponte que se arrasta do sábado anterior à páscoa até à segunda seguinte.

O tempo, no entanto, não esteve inicialmente muito agradável, mas posteriormente melhorou, permitindo-me a primeira ida do ano até Gressholmen, uma das ilhas do fjorde de Oslo (é só apanhar o 93 - que não é um autocarro, mas sim um barco), para apanhar um bocadinho de sol e contacto com a natureza.

sexta-feira, abril 02, 2004

Aproveitando as mini-férias da Páscoa, este mini-blogue encerra até 13 de Abril.

quinta-feira, abril 01, 2004

A temperatura por aqui já tocou os 10º positivos (e em Bergen alcançou mesmo os 15). Curiosamente, a mesma temperatura que se regista neste momento na Invicta.
Com a mudança de hora, e apesar de ainda nem terem passado duas semanas desde o equinócio, o sol agora só se põe às oito da noite - e os dias alongam quase vinte minutos por semana.