blog em português, dedicado a assuntos nórdicos
blog om Norden på portugisisk

terça-feira, julho 13, 2004

E perguntam-me o que sei sobre isto.

Em primeiro lugar, a comunidade portuguesa na Noruega é pequena (cerca de 700 pessoas, incluindo os filhos de casamentos mistos); há uma camada mais antiga, dos anos 70, quase exclusivamente de homens que preferiram andar pelas terras gélidas desarmados do que andar nas terras bastantes tórridas dos trópicos armados. Boa parte dessa camada é na realidade cabo-verdiana, muitos dos quais vieram como tripulantes da marinha mercante norueguesa (bastante grande em relação à dimensão do país). Um dos portugueses mais antigos da Noruega diz-me inclusive que por volta de 1970, havia cerca de 150 cidadãos portugueses na Noruega, dos quais uns 120 eram cabo-verdianos.

Por motivos compreensíveis (a distância e a pouca atracção do clima), a Noruega nunca foi um grande destino de emigração lusa, e muitos dos portugueses (e portuguesas) - especialmente a camada pós-25-de-Abril - que se podem encontrar na Noruega estão lá por razões familiares. Alías, por vezes eu tinha a impressão que eu era o único português no país que não era casado localmente.

Dito isto, provavelmente sempre houve portugueses nas terras gélidas desde tempos imemoriais (e, mais raramente, portuguesas - talvez o português mais antigo na Noruega seja uma simpática senhora de Lamego, na Noruega desde 1950). Por exemplo, sabiam que uma das filhas de D. Sancho I foi rainha da Dinamarca?

Sendo a Noruega um país de tradição pesqueira (o ser humano tem que comer, e tentem plantar trigo ou levar as vacas a pastar com os campos debaixo de dois metros de neve), e sendo durante séculos a pesca uma actividade perigosa e por vezes fatal, sempre houve um excesso de mulheres na costa ocidental do país, que era compensada pelas paragens (por vezes involuntárias, tipo quando o navio naufragava) de tripulações do sul da Europa. Eventualmente alguns deixavam-se ficar, mas creio (não tenho dados concretos) que uma grande parte regressava às suas terras.

Quanto ao património genético que os portugueses por lá deixaram, bom, há uma pequena localidade islandesa (não é que haja grandes localidades na Islândia, mas adiante), onde frequentemente paravam os navios pesqueiros não só portugueses como espanhois e franceses. Essa localidade é conhecida localmente como "Congo", devido à grande quantidade de crianças com caracteristicas mais meridionais e pouco louras que por lá nasciam. Por que será?

Etiquetas: