blog em português, dedicado a assuntos nórdicos
blog om Norden på portugisisk

segunda-feira, fevereiro 13, 2006

Roald & Roald

Há dias, após chegar a casa depois de uma breve caminhada de 6 quilómetros com 8 graus negativos (é mais fácil do que parece), lembrei-me que ainda não falei de um tipo responsável por uma caminhada um pouco maior, e sob um frio menos ligeiro: Roald Amundsen.

Roald Amundsen foi um dos homens que mais longe chegou do seu grande objectivo na vida: ser o primeiro homem a chegar ao Pólo Norte. Ultrapassado pelo americano Robert Peary, tornou-se, em 1911, o primeiro homem a chegar ao Pólo Sul, o que lhe deve ter aliviado um pouco a frustação. Um mês depois, o britânico Robert Scott chegava aos 90° S apenas para encontrar uma semi-enterrada bandeira norueguesa flutuando ao vento. Amundsen viria a ser também o primeiro a sobrevoar o Pólo Norte, num dirigível, proeza antes tragicamente tentada pelo sueco Salomon August Andrée, tão bem retratado em filme pelo grande Max von Sydow.

Por essa altura, nascia no País de Gales, filho de pais noruegueses, um rapazinho do sexo masculino, que foi baptizado com o nome Roald, em homenagem ao grande explorador polar, recebendo o apelido Dahl do seu pai. Roald cresceu, numa infância tão bem retratada no livro Boy e viria a tornar-se um grande escritor de livros para a infância e juventude, versando sobre fábricas de chocolate e pêssegos gigantes, e sendo ligeiramente influenciado pelas lendas nórdicas que a sua família lhe contava, vários contos imprevistos, o que lhe garante um lugar honorário na lista de escritores destas gélidas terras.

Etiquetas: