blog em português, dedicado a assuntos nórdicos
blog om Norden på portugisisk

quarta-feira, novembro 26, 2003

As periferias nórdicas
[Grønland og Åland]

A Groenlândia, diz-se, recebeu o seu nome (Terra Verde) cerca de 1200, numa altura em que não era toda branca, e o clima permitia alguma agricultura. A mini-Idade do Gelo que atingiu o hemisfério norte cerca de 1400 exterminou as poucas aldeias com populações escandinavas que por lá havia. Os Inuit (não lhe chamem esquimós que eles não gostam) parecem no entanto não se ter queixado.

Quanto ao arquipélago de Åland, é a única província finlandesa exclusivamente de língua sueca, e que no final da Primeira Guerra votou para ser desanexada da Finlândia e anexada à Suécia. Os finlandeses não gostaram particularmente da ideia (principalmente os de língua sueca, a quem desagrava a ideia de ser ainda mais minoria do que já eram), pelo que, num compromisso martelado pela Liga das Nações, o arquipélago recebeu ampla autonomia, inclusive fiscal, o que permite aos viajantes dos ferries entre Estocolmo e Åbo (a cidade finlandesa de importância mais perto de Estocolmo) pararem no arquipélago para se embebedarem a preços módicos.

No entanto, o fim da União Soviética significou para muitos finlandeses a hipótese de se embebedarem a preços muito mais competitivos em Tallinn, na Estónia (o nome da cidade significa "castelo dinamarquês", o que é natural, pois fica perto do sítio onde a Dannebrog caiu do céu).

Etiquetas: