blog em português, dedicado a assuntos nórdicos
blog om Norden på portugisisk

sexta-feira, outubro 29, 2004

Vivendo num local diferentes daquele onde crescemos, há aqueles pequenos detalhes que são diferentes, que os locais consideram perfeitamente normais apesar de nós ficarmos mais ou menos embasbacados com eles- e ao quais nós nos habituamos- ou não.

Primeiro, os estranhos horários das refeições: almoço às 11:30h, jantar às 17:00h, uma ceiazita por volta das 21:00h. Na realidade, como o horário de trabalho aqui é mais lógico (8:00 às 16:00, com meia hora para o almoço, e não, a conversa das 40 horas não passa por aqui), um jantar às 17:00h dá-nos bastante mais liberdade para usar o nosso tempo, permite uma vida mais calma, e faz as pessoas viverem mais tempo.

Outra coisa é beber café sem açúcar. No entanto, aqui o café consiste basicamente em água quente- afinal, quando se vem da rua com 15 graus negativos, água quente serve. O meu grau de habituação a isto é mediano- mas foi aqui que comecei a beber café sem açúcar.

E por fim, toda a gente tem um par de calçado extra no seu local de trabalho, e a primeira coisa que faz quando chega é trocar de calçado. E se pensarmos bem, é perfeitamente lógico- o tempo exige um calçado forte para enfrentar as intempéries, que está longe de ser o ideal para alguem que trabalha num escritório. O meu grau de habituação a isto é completo ao ponto de eu o praticar nos meses de inverno quando trabalhava em Braga. O que a mim não apanharão a fazer é usar sandálias com meias, como tantos noruegueses.


terça-feira, outubro 26, 2004

Olavo vs. Santana

O meu post em que comparei o palhaço incompetente do nosso primeiro-ministro (e não, não me refiro ao Bondevik) com o rei Olavo inspirou-me a produzir esta tabela, para que também se possam apreciar as diferenças.


Rei OlavoPalhaço Incompetente do
Santana Lopes
Desde muito novo que se sabia que ia ser chefe de estadoNunca na vida se pensou que o tipo ia chegar a chefe de governo
Era muito popularColigou-se com o Partido Popular
Opôs-se ferozmente aos fascistasColigou-se com o Partido Popular
Dizia que tinha quatro milhões de guarda-costasBastam-lhe 16
Chegou ao cargo sem eleiçõesTambém
Cumpriu o seu mandato até ao fimNão sabe o que é um mandato
O seu antecessor também cumpriu o mandato até ao fimO seu antecessor fugiu para Bruxelas e deixou-nos este palhaço
Quando era rei, o Eanes visitou a NoruegaFaz-nos ter vontade de imigrarmos todos para a Noruega
Não era criticadoNão quer ser criticado
Practicava desporto, e chegar a competir nos Jogos OlímpicosFoi presidente do Sporting (de onde saiu sem cumprir o mandato)
Por vezes era encontrado a passear na florestaSó é encontrado na floresta se lá estiver uma equipa do Expresso
Andou uma vez de eléctricoPrefere carros de alta cilindrada pagos pelos contribuintes
Era adepto do ArsenalÉ adepto do Sporting
Não era um palhaçoÉ um palhaço

Etiquetas:

O campeonato está ao rubro. O Vålerenga e o Rosenborg venceram ambos os seus encontros fora, e estão neste momento empatados no primeiro lugar com o mesmo número de pontos (embora a vantagem pertence ao RBK nos confontros directos). O VIF terá que esperar por um deslize do RBK, e não fazer nenhuma parvoíce para se sagrar campeão. Ó Rosenborg, desliza lá!

Apesar dos meus desejos, é no entanto improvável que tal aconteça. Na última jornada, ambas as equipas jogam em casa- o VIF recebe o Stabæk, enquanto o RBK recebe o Lyn. E não estou a ver o RBK a perder no Lerkendal...


Etiquetas:

terça-feira, outubro 19, 2004

Paternidades
Olavs far


O grande tema de falatório por cá tem sido a paternidade do rei Olavo V. O rei Olavo, como eu já disse algures, era tão popular que, se houvesse eleições para rei, receberia cerca de 101% de votos.

Pois, como é dito no último parágrafo do artigo da Wikipedia, e mais extensamente neste artigo da BBC, o rei Olavo não seria filho do rei Haakon, mas sim de um médico britânico, que teria inseminado artificialmente (ou talvez não) a então princesa Maud da Dinamarca.

Isto, como devem calcular, provocou um grande falatório inconsequente. Mas, apesar de tudo, mais vale falar disso do que das últimas palhaçadas do primeiro-ministro. Sim, porque o rei Olavo também pode ter chegado ao cargo sem eleições- mas ao menos, não era um palhaço.

Etiquetas: ,

Bom, e cá estou de regresso às terras que estão a ficar cada dia mais gélidas.

Desta vez, estou instalado um pouco mais longe do Sintef, em Tøyen- o que sendo os transportes públicos de confiança nesta terra, me dá uma agradável garantia de nunca perder mais de 20 minutos no percurso casa-trabalho.

sexta-feira, outubro 08, 2004

365 dias a blogar
Gratulerer med dagen

E este blogue comemora o seu primeiro aniversário. E como há um ano atrás, preparo-me para mais uma breve estadia nas terras gélidas.

Há exactamente um ano, era divulgado o Prémio Nobel da Paz, e saiam as listas dos impostos, listando quando cada contribuinte contribui para o fisco norueguês- notícias que se repetem hoje. E listas dessas é que eu gostaria de ver em Portugal - seria algo com mais piada ainda que a governação do Santana Lopes, novo recordista mundial do lançamento do marcelo.

Etiquetas: ,

quinta-feira, outubro 07, 2004

O impensável está em riscos de acontecer: a três jornadas do fim do campeonato, o Vålerenga está a um escasso ponto do Rosenborg, e em risco de se tornar campeão norueguês. Os dois clubes já tiverem os seus dois confrontos da época, pelo que o Vålerenga está dependente de resultados de terceiros. Na última jornada o Rosenborg receber o Lyn, o outro grande clube de Oslo, e claro que alguns Lyn-ófilos não se importariam de perder o jogo só para impedir o Vål'enga se ser campeão. Mas a esperança permanece, e em menos de um ano o Glorioso Vålerenga sobe das portas do inferno (a Primeira Divisão que na realidade é a segunda) até as portas da glória e da Liga dos Campeões do próximo ano.



Etiquetas: