blog em português, dedicado a assuntos nórdicos
blog om Norden på portugisisk

sexta-feira, dezembro 19, 2003

Uma palavra no entanto sobre as runas, o nome de escrita tradicional nestas terras gélidas nos primeiros anos da era cristã.

᛫ᚹᚱᛁᛏᛁᛝ ᚫᛝᛚᚩ ᚱᚢᚾᛁᚳ ᚢᚾᛁᛣᚩᛞᛖ ᚩᚾ ᚹᛁᛣᛁᛈᚫᛞᛁᚫ᛫
(não me perguntem o que isto quer dizer, e atenção ao tipo de letra, que pode tornar ilegível o texto acima)

Como é fácil de compreender, as runas eram um alfabeto usado principalmente para curtas mensagens entalhadas em madeira ou pedra (ou pelo menos não sobram exemplos do contrário), o que explica a ausência de curvas (pouco práticas para escrever com uma faca na madeira[1]). Por isso muitas das mensagens, especialmente em pedra, eram breves, do tipo "Eu Olav Olavson escrevi nesta pedra", "Eu Olav escrevi" ou por vezes simplesmente "Escrevi".

As runas tem um certo aspecto místico (mistisk em norueguês quer dizer misterioso), e um obscuro escritor britânico inspirou-se nas runas no universo que criou (nomeadamente descrito na sua obra pouco conhecida "O Senhor dos Anéis"), pelo que as runas élficas traçam a sua descendência - como muito mais nas obras desse obscuro autor - a estas terras gélidas.

[1] um exemplo interessante do contrário e sem nenhuma relevância para este blogue é o alfabeto birmanês, que era escrito em folhas de palmeira, e que portanto está cheio de curvas, porque rectas romperiam as folhas.